sexta-feira, 25 de setembro de 2009

filósofo clínico

FILOSOFIA CLÍNICA



ORIGEM DA FILOSOFIA CLÍNICA.


A partir de 1980, o filósofo Lúcio Packter passou a pesquisar e a sistematizar esse trabalho, que hoje já se espalha por diversos Estados brasileiros e abrange grande número de filósofos; na maioria, professores universitários, especialistas e mestres em Filosofia
Durante a década de 80, Lúcio Packter pesquisou o que mais tarde denominaria Filosofia Clínica, fazendo viagens de estudos a Portugal, Espanha, França, Holanda e Escócia, principalmente.
Em 1994, abriu em Porto Alegre o Instituto Packter, uma instituição direcionada à pesquisa, à clínica e à formação de filósofos clínicos.
Lúcio Packter, desenvolveu seu trabalho de pesquisa em Filosofia em diversas Faculdades Tuiuti (PR) e Faculdades Metropolitanas Unidas (SP). Sua formação universitária abrange Filosofia, Psicologia e Psicanálise, tendo pós-graduação nas três áreas.


O QUE É FILOSOFIA CLÍNICA ?

É o conhecimento da filosofia acadêmica (teoria) direcionada à terapia (prática), centrada no sujeito como um todo e no meio que está inserido.
Na filosofia Clínica cada um é respeitado na sua singularidade, ou seja, cada um tem sua representação de mundo e de vida. Cada pessoa mensura e sente à sua maneira.
A Filosofia, desde suas origens, possui papel terapêutico. Através do conhecimento produzido em toda História da Filosofia .





QUEM É O FILÓSOFO CLÍNICO ?

O Filósofo Clínico é formado em filosofia por instituições reconhecidas pelo MEC, com curso de Especialização em Filosofia Clínica ( duração de dois anos mais estágios supervisionados ).
È uma amigo disposto a ouvir e dialogar. É aquele que ajuda a desatar os “nós” que podem ser um obstáculo a vida, tendo como meta o bem-estar e equilíbrio. Esses “nós” podem ser traduzidos como : angústia, depressão, tristeza, fobia, conflitos familiares, perdas, buscas, etc.
O Filósofo Clínico auxilia o “partilhante” a lidar com as suas questões existenciais.


PROPEDÊUTICA


A Filosofia Clínica é apenas a filosofia acadêmica à clínica, realizada unicamente por filósofos formados em faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação. O discurso então é direcionado aos filósofos. Entendendo que seria um atentado éticos ás pessoas se os filósofos não fossem primeiro formados em Filosofia.
Na Faculdade de Filosofia aprendemos Teoria do Conhecimento ou Epistemologia, Ética, Lógica, Ontologia, Metodologia, Filosofia da Ciência, da Religião, da História, Metafísica, História da Filosofia, teorias de algumas dezenas de filósofos e ainda muito mais. Esses ensinamentos são a base de nossa clínica.
O Filósofo Clínico usa seus conhecimentos filosóficos, com método e fundamentação, na terapia da pessoa.



MÉTODOS USADOS EM FILOSOFIA CLÍNICA – MÉTODOS ADAPTADOS AO USO DA CLÍNICA.

- Historicidade. Relacionado com a Temporalidade.
- Fenomenologia . Descrição da realidade a reflexão do próprio homem.
- Emperismo Inglês . Conhecimento da experiência.
- Analítica da linguagem. O sentido de uma palavra é o seu uso na linguagem, só o uso lhe dá vida.
- Epistemologia. Como conhece aquilo que diz conhecer.
- Categorias de Aristóteles e Emmanuel Kant . São as condições de possibilidades de compreender os modos de ser. Falar, revelar, dar a conhecer, coisas que servem para designar outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário