quarta-feira, 5 de outubro de 2011

PARA LER E PENSAR - PALAVRAS DE OSHO

Entendendo a necessidade de espaço
Posted: 04 Oct 2011 06:46 PM PDT
Procurem se entender, conversar entre si e compreender que o outro às vezes precisa de espaço. E este é o problema: pode não acontecer ao mesmo tempo para vocês dois.

Às vezes você quer estar com o seu parceiro e ele quer ficar sozinho - não há nada a fazer nesse caso. Você precisa entender e deixá-lo sozinho. Às vezes você quer ficar sozinha e ele quer ficar com você - então diga a ele que você lamenta, mas precisa do seu espaço!

Simplesmente procurem se entender cada vez mais. É aí que está a falha dos casais: o amor que eles têm é suficiente, mas o entendimento não é, não é mesmo. É por isso que o amor acaba perecendo no abismo dos desentendimentos. Ele não pode viver sem entendimento.

Sozinho, o amor é muito tolo; com entendimento, ele pode ter uma vida longa, uma vida grandiosa - de muitas alegrias compartilhadas, de muitos momentos belos compartilhados, de grandes experiências poéticas. Mas isso só acontece por meio do entendimento.

O amor pode lhe dar uma breve lua de mel, mas nada mais do que isso. Só o entendimento pode lhe dar uma intimidade profunda. Então, mesmo que algum dia vocês se separem, o entendimento ficará com vocês dois, e essa será a dádiva do amor para ambos.

O casal pode se separar, mas o entendimento a que se chegou por intermédio um do outro, na companhia um do outro, sempre estará com vocês. Isso ficará como uma dádiva, não pode haver outra.

Se você ama uma pessoa, a única dádiva valiosa que pode dar a ela é uma certa dose de entendimento.

Osho, em "A Essência do Amor: Como Amar Com Consciência e Se Relacionar Sem Medo"
Imagem por Keoni Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário